quarta-feira, 24 de março de 2010

São Paulo realiza campanha de alerta contra a hepatite C

O Hospital das Clínicas de São Paulo iniciou uma campanha de alerta contra a hepatite C. Até a próxima sexta-feira (23), o Ambulatório de Hepatites Virais do Complexo fará testes para detectar a presença de um anticorpo contra o vírus da doença, que acomete aproximadamente 4 milhões de brasileiros.
Segundo o infectologista Evaldo Stanislau de Araujo, os casos com suspeita da doença serão encaminhados para para fazerem exames.
"Nos encaminharemos os pacientes para uma bateria de provas de função hepática, alguns deles vão realizar uma biópsia do fígado e ao término de toda essa avaliação nós decidiremos aquelas que precisam ou não do tratamento", diz o organizador da campanha.
Principal causa de cirrose hepática e câncer de fígado, a hepatite C é assintomática. Quando diagnosticada tardiamente, o fígado já está comprometido, o que dificulta a recuperação, podendo levar o paciente à morte.
A transmissão da hepatite C ocorre após o contato com sangue contaminado pelo vírus. Materiais como alicates e espátulas utilizados em salões de manicures podem transmitir a doença se não forem esterilizados adequadamente, explica o médico.
"O compartilhamento de lâminas de barbear ou escova de dente, a realização de tatuagem ou outro tipo de estético que sejam feito de material compartilhado não descartável ou esterilizado pode ser um meio de transmissão", diz o infectologista.
A campanha do HC ocorre no prédio dos Ambulatórios do Instituto Central (av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próximo à estação do metrô Clínicas), das das 7h às 15h.
Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!