quinta-feira, 21 de maio de 2009

Importância do Laboratório de Biologia e Ciências


O ensino de ciências biológicas tem como objetivo estimular o educando na observação e no conhecimento da natureza, bem como procurar ajuda-lo a interpretar os fenômenos que se processam nas relações dos seres vivos com seu ambiente e entre si. A realização de experimentos e atividades práticas é um fator determinante, pois ajuda a tornar a aprendizagem mais eficiente na medida em que torna o aprendizado mais significativo.
Segundo BIZZO (2008), o experimento tem um componente atitudinal, ligado à postura do estudante e sua predisposição para colocar suas idéias à prova. ...observar não se limita a uma atividade intelectual, na qual projetamos nossas expectativas sobre um objeto e nos sentimos incentivados ou contrariados em nossas previsões. Um laboratório didático no ambiente escolar, proporciona oportunidades que certamente vão muito além daquilo que uma exposição didática, por melhor que seja, poderia oferecer. Escolas sem aulas experimentais, alunos que não elaboram e testam hipóteses são indicadores de uma educação incompleta, que não garante o acesso aos bens culturais da humanidade. O aprendizado da ciência está ligado ao domínio do experimento, como tecnologia de produção de conhecimento.
A proposta de realizar-se atividades práticas, conduz ao desenvolvimento de noções básicas de percepção, coleta de dados, interpretação dos fenômenos, uso de metodologia científica, convivência em equipe, além do aprimoramento da lógica, do pensamento crítico e reflexivo.


2 comentários:

  1. Seria bom lembrar ainda, que assim os nossos alunos tem mais um professor trabalhando com eles o mesmo assunto, terão assim mais uma visão, o que pode facilitar a formulação ou reformulação de conceitos.

    ResponderExcluir
  2. die antwoord - enter the ninja

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!