quarta-feira, 24 de junho de 2009

Bichos da Floresta

Trabalho das alunas: Kamila, Morgana, Ana, Mariah, Aretha e Liandra da turma 612 da profa. Marinilde.
A história em quadrinhos "Bichos da Floresta" foi produzida baseada no texto "A Fábula dos Parentes"

BICHOS DA FLORESTA

Capa (clique para ampliar)



Parte 1 (clique para ampliar)



Parte 2 (clique para ampliar)


Parte 3 (clique para ampliar)

A Fábula dos Parentes


Enfim chegou o grande dia do baile da mata. Condição para entrar: estar acompanhado de um parente próximo.
Fácil - pensou o tamanduá - vou com o sapo, pois temos língua comprida.
A mosca decidiu ir com o beija-flor, pois ambos tinham asas. Pulga com canguru, pois pulavam.
Quando as portas se abriram, aquela confusão. O porteiro berrava: "Ninguém está com seu parente próximo. "O que fazer? Bem, a cobra que veio com a lombriga, juntou-se com a minhoca. A pulga trocou seu par pelo morcego hematófago, já que os dois gostavam de suco de sangue. Novamente, barrados no baile.
Foi só aí que o bicho-preguiça, que entendia um pouco de zoologia, conseguiu falar. Calma- dizia - vamos separar quem tem osso, os vertebrados, de que não tem, os invertebrados. E assim começou a classificação dos parentescos.
Agora - prosseguiu - vamos dividir os vertebrados em cinco classes: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Mamíferos do lado de cá. A baleia nada e achava que era peixe. O morcego voa e pensava que era pássaro. Só se convenceram que são mamíferos com a paciente explicação: para ser desta classe, basta mamar ao nascer, ter temperatura constante e em geral, orelhas e corpo revestidos de pelos.
Mas a divisão por parentescos não estava concluída. O preguiça começou a classificar os mamíferos em ordens, mostrando que quem tem tromba (como o elefante) é da ordemProboscidea. Mamífero com dois dentes incisivos em cima e dois embaixo, que servem para roer (ratos, pacas, capivaras, etc), são da ordem Rodentia e assim por diante.
Todos já queriam entrar mas faltava mais. Calmamente a preguiça foi separando as ordens em famílias, começando pela ordem dos carnívoros: "Para cá os da família Mustelidae que são os mamíferos comedores de peixes, carne, têm hábitos aquáticos, pés e cauda para nadar". Vieram as ariranhas, os furões, as lontras e as iraras. Foi indo até chegar à família Felidae, onde entraram os gatos, onças, tigres, leões e leopardos: todos comem só carne, tem cauda comprida, são ágeis, geralmente sobem em árvores e enxergam colorido.
Os apressados que esperassem, pois ainda havia mais, Famílias dividem-se em gêneros. Por exemplo, entre felidae, há o gênero Panthera, onde se enquadram felídeos grandes, como onças, leopardos e tigres.
Gêneros, por sua vez, sub-dividem-se em espécies. Agora sim, os bichos se agruparam com parentes mais próximos ou seja, onça fica com onça na espécie Panthera onca. E assim por diante. O preguiça explicou que sempre que determinamos a espécie, devemos usar a palavra precedida do gênero. Exemplo: Panthera (gênero) leo (espécie), é o leão.
Assim, todos animais foram separados: aves, répteis, anfíbios e peixes ficaram sabendo quem era o parente mais próximo, seguindo a chave da classificação: Classe, Ordem, Gênero e Espécie.
E não é preciso dizer: o baile foi ótimo!

Maria Cornélia Mergulhão - Curso de Introdução à Ecologia para Crianças - Zoológico de Sorocaba - SP

MERGULHÃO, Maria Cornélia; VASAKI, Beatriz Nascimento Gomes. Educando para a conservação da natureza: sugestões de atividades em educação ambiental. São Paulo, Editora EDUC, 1998.

2 comentários:

  1. Na parte 1 não dá para ampliar!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, só a parte 3 está ampliando... =/
    Nós, colaboradores do LabBio IEE, estamos precisando de ajuda profissional pra dar um jeito nesse blog... tá complicado!

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!