quinta-feira, 4 de junho de 2009

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE 2009




Celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente (DMMA) de 2009 serão realizadas na Cidade do México

O DMMA foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 para marcar a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano.

Comemorado anualmente em 5 de junho, o DMMA é um dos principais veículos pelos quais a ONU estimula a consciência ambiental pelo mundo, ensejando atenção e ação política. A agenda do dia é:

  1. Dar uma face humana aos assuntos ambientais;
  2. Habilitar pessoas para se tornarem agentes do desenvolvimento equitativo e sustentável;
  3. Promover a compreensão de que as comunidades locais são fundamentais nas mudanças de atitudes em relação aos assuntos ambientais;
  4. Advogar a parceria que ensejará todas as Nações e os povos a desfrutar de um futuro mais seguro e próspero.

O tema para o DMMA de 2009 é “Seu Planeta Precisa de Você-UNido para Combater as Mudanças Climáticas”. Isso reflete a urgência de as Nações assinarem um novo acordo na crucial convenção do clima de Copenhague, a ser realizada 180 dias depois do DMMA, e os vínculos com a superação da pobreza e a melhoria da manutenção das florestas.

O país anfitrião do DMMA deste ano é o México, o que reflete a crescente participação do país latinoamericano na luta contra as mudanças climáticas, incluindo o aumento de sua participação nos mercados de carbono.

O México também é uma dos parceiros líderes da Campanha de 1 Bilhão de Árvores. O país, com o apoio de seu presidente e de seu povo, tem encabeçado a promessa, plantando aproximadamente 25% das árvores da campanha. Responsável por cerca de 1,5% das emissões globais de gases do efeito estufa, o país está demonstrando seu compromisso no combate às mudanças climáticas de várias maneiras.

O presidente mexicano, Felipe Calderón, declara que a celebração do DMMA irá “destacar a determinação do México para gerenciar recursos naturais e lidar com o maior desafio do século 21 – a mudança climática.”


INSTITUTO BRASIL PNUMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!