segunda-feira, 29 de junho de 2009

Projeto Consciência Limpa



Alunas da 3a. série do ensino médio do Instituto durante oficina idealizada por elas, com participação de estudantes de várias séries da escola. As alunas participaram da Gincana do Milênio no ano de 2008.
Conheça a Gincana
A Gincana do Milênio e o Sapiens Circus são ações Culturais e Educativas na forma de um grande "Desafio Pedagógico" sobre Sustentabilidade e os Oito Objetivos do Milênio, utilizando modernas tecnologias, internet, celular e instalações artísticas itinerantes para aliar jogos educativos, histórias memoráveis e projetos de transformação da realidade social. Tudo isso envolvendo escolas, diretores, professores e alunos de escolas públicas da rede de ensino. Esta terceira edição da Gincana é direcionada a alunos do 2º ano do ensino médio das escolas estaduais da Grande Florianópolis e região de Tubarão, em SC.

Antes da Gincana efetivamente começar é feita uma sensibilização com alunos, professores e diretores, através do Sapiens Circus, uma nova ferramenta pedagógica e lúdica que integra elementos de cinema, teatro e gincana. A estrutura lembra a de um circo tradicional, mas o ambiente, totalmente automatizado (telões de alta resolução, projetores, sistemas de iluminação e som com alta potência) faz com que os visitantes deixem de ser meros espectadores para efetivamente participar, utilizando mesas interativas e sistemas digitais.

Quando a Gincana começa são realizados jogos na internet e é escrito um Plano de Ação, projeto de modificação da realidade social que os alunos posteriormente poderão desenvolver na escola ou comunidade local. Os projetos serão avaliados por uma banca composta por professores e especialistas em sustentabilidade, tecnologia da informação e comunicação e projetos sociais.
Para finalizar é promovido um grande evento cultural de integração dos alunos das equipes finalistas, com a apresentação dos projetos à comunidade, premiação e anúncio dos projetos selecionados para ingressar na programa internacional de empreendedorismo social juvenil Geração MudaMundo, realizado pela ONG internacional Ashoka. Os projetos selecionados recebem um financiamento semente no valor de até R$500,00, além do apoio e acompanhamento da Ashoka durante sua implementação.
Idealizada pela Fundação CERTI e Instituto Sapientia, e nesta edição patrocinada pela Celesc e Tractebel, por meio da Lei Rouanet – MINC, a Gincana é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação e das Gerências de Educação (GERED) das Secretarias de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis e de Tubarão, e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado (FAPESC), que também apoiou seu desenvolvimento. A Gincana conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Consciência Limpa
Escola: Instituto Estadual de EducaçãoMunicípio: FlorianópolisEquipe: Du CantuIntegrantes: Marlus, Lucas e Yassana.Público-alvo: Alunos do Instituto Estadual de Educação Turnos Matutino, Vespertino (5ª a 8ª e Ensino Médio) e alunos da EDA (Escola de Aplicação).
Ter a consciência limpa com o meio ambiente, com a escola, com a comunidade, com a vida querendo sempre o melhor. Esse projeto foi idealizado pela equipe ?du cantu?, visando melhorias e valorização da escola Instituto estadual de educação , para mostrar o quanto a nossa escola é bela e aprender a preservá-la. O projeto Consciência limpa pode ainda evoluir para outras escolas , mostrando que as escolas tem que ser mais valorizadas por todos, afinal de contas é lá q passamos maior parte da nossa vida, é lá que criamos amizades que podem ser para vida toda, também é lá que aprendemos valores que serão essenciais para nossa vida. Portanto porque não valorizar e preservar esse bem que nos temos. O projeto também tem o objetivo de conscientizar os alunos que lixo é na lixeira e não no chão, que a água deve ser preservada, e assim no futuro só colheremos bons frutos das nossas atitudes presentes.
http://flotub.gincanadomilenio.org.br/gdm/portal/galeria.action?foto=149941 (fotos da Mostra da Sustentabilidade -Gincana do Milênio em 01/10/2008)
http://flotub.gincanadomilenio.org.br/gdm/portal/projetos.action ( para conhecer os projetos finalistas da Gincana do Milênio -2008)

2 comentários:

  1. Qual o site desse projeto?

    ResponderExcluir
  2. O link para o site da Gincana do Milênio mostra os projetos idealizados por alunos de várias escolas de Santa Catarina e que participaram da Gincana do Milênio em 2008.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!