quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Como a poluição atmosférica afeta a saúde

A poluição do ar é um problema antigo e está intimamente relacionada ao progresso da civilização. Da atividade extrativista simples, em que os nossos ancestrais apenas retiravam produtos para a sua sobrevivência através de caça e da colheita daquilo que já previamente existia na natureza, o ser humano passou para uma atividade produtiva, em que a agricultura, a pecuária e a incipiente atividade artesanal para utensílios simples procuravam modificar as condições naturais para propiciar uma sobrevivência mais confortável.

A poluição do meio ambiente (incluindo a poluição do ar) começou a existir a partir daí e logo passou a galgar escala cada vez mais alarmante. Considerada como parte necessária no progresso da civilização, a poluição do ar foi paulatinamente se tornando um problema para a saúde pública ao longo da História, até culminar na Revolução Industrial.

Os quadros a seguir, pintados pelo impressionista Monet, retratando a ponte de Waterloo, em Londres, entre os anos 1902 e 1903, dão uma idéia da dramática transformação da cidade de Londres. De um ano para outro, a cidade apresenta, na sua paisagem, uma clara piora do cenário da qualidade do ar, com a presença de chaminés industriais e fumaças geradas por elas. Compare o quadro de 1902, onde não havia nenhuma fumaça ou chaminé industrial:


Waterloo Bridge, pintado por Claude Monet em 1902

E o de 1903, em que as chaminés começam a dominar a cidade:


Waterloo Bridge, Gray Day, pintado por Claude Monet em 1903

Os poluentes e suas características

Existem vários poluentes no ar que podem afetar a saúde. Veja abaixo os principais:

­Material particulado

  • O que é: mistura de partículas sólidas, mistura de partículas líquidas ou sólidas e partículas líquidas suspensas no ar, que variam de tamanho, composição e origem. Poeira, metais pesados, bactérias, fungos, pólens, pêlos de animais fazem parte desse grupo de poluentes. O material particulado pode ser classificado pelo seu tamanho, o mais comum é PM10, que é material menor ou igual a 10 micrômetros (μm), ou seja, 10 milionésimos de metro. Atualmente, pode-se medir material particulado de até 2,5 μm, chamado de PM2,5.
  • Efeitos na saúde: devido ao seu tamanho minúsculo, pode ser absorvido facilmente e pode chegar à porção final dos brônquios e alvéolos. A complexidade de sua composição pode provocar inflamação pulmonar, crise de asma e bronquite crônica e provocar infecção.

Monóxido de carbono (CO)

  • O que é: produto de combustão incompleta presente em todo processo de combustão que se origina desde o motor de veículos até a queima de um cigarro.
  • Efeitos na saúde: tem uma afinidade muito grande com a hemoglobina. Localizada dentro das hemácias, a hemoglobina transporta o oxigênio para todos os órgãos e tecidos do nosso corpo. Uma vez que o CO se liga à hemoglobina, dificilmente ela volta a transportar o oxigênio. O composto entre hemoglobina e monóxido de carbono é chamado de meta-hemoglobina, e os órgãos e tecidos passam a sofrer falta de oxigênio. Para suprir a falta de transporte de oxigênio pelas meta-hemoglobinas, o coração passa a bombear mais rápido o sangue, numa manobra para suprir com as hemoglobinas não comprometidas o oxigênio para os tecidos e órgãos. Dessa forma, em pacientes com coração previamente doente ou em casos de diabetes, hipertensão e colesterol alto, há comprometimento do coração, levando a infarto, à angina e até à arritmia.

Ozônio (O3)

  • O que é: poluente que se forma a partir de NO (óxido de nitrogênio), na presença de luz solar. É bastante presente em dias ensolarados.
  • Efeitos na saúde: embora seja o mesmo que compõe a camada de proteção contra raios ultravioletas na estratosfera, o ozônio, quando presente na biosfera e inspirado por pacientes previamente doentes, pode levar a crises de asma e bronquite, por ser irritante nas vias respiratórias.

Dióxido de enxofre (SO2)

  • O que é: é um gás incolor, detectável pelo odor e pelo sabor, que é produzido na combustão de combustível doméstico e por veículos automotores.
  • Efeitos na saúde: é absorvido com grande facilidade pelas vias respiratórias, provocando tosse, sufocação e uma inflamação importante no pulmão. Essa inflamação pode enfraquecer a defesa do pulmão, propiciando a infecção. O gás contribui para o agravamento da as mada e da bronquite crônica.

Óxido de nitrogênio (NO)

  • O que é: precursor do ozônio, provém de motores a combustão.
  • Efeitos na saúde: provoca irritação e inflamação nas vias respiratórias, reduz a capacidade do sangue no transporte de oxigênio, podendo causar enfisema e redução das defesas do organismo.

Hidrocarbonetos

  • O que é: composto formado por hidrogênio e carbono, que é liberado pela combustão de motor de veículo.
  • Efeitos na saúde: não é medido pela rede de monitoramento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental)­, mas tem potencial canceríge­no.­

Medidas para evitar que a poluição do ar afete a saúde

Vivendo em grandes cidades, como São Paulo ou Rio de Janeiro, é muito difícil não ser afetado pela poluição do ar e os seus efeitos adversos na saúde. Entretanto, algumas medidas podem ser tomadas para minorar os seus efeitos:

  • Procure não sair ao ar livre nem praticar atividade esportiva em horário de tráfego intenso
  • Se você tem asma, bronquite crônica ou outras doenças respiratórias alérgicas, tome regularmente as medicações prescritas por médicos e procure médicos caso haja piora de sintomas
  • Procure deixar o carro em casa e usar mais metrô e outros meios de transporte coletivo
  • Evite locais de alta concentração de pessoas em que a ventilação seja deficiente, principalmente durante inverno, para evitar o contágio de viroses
  • Tome bastante água em dias em que há baixa umidade do ar com alta concentração de poluentes. Um indicativo de que a umidade está baixa e com alta concentração de poluentes é irritação dos olhos, garganta e nariz. Quando a situação é crítica, os órgãos governamentais lançam alertas. Dentro de casa, a presença de poeira ou de material particulado em lenócis, toalhas de mesa e cortinas indicam a presença de poluentes em alta concentração.
  • Procure evitar vias de congestionamento intenso em locais de tráfego intenso
  • Procure arejar a casa em horário onde o tráfego seja menos intenso e evite janelas e portas abertas em horário de pico de tráfego
  • Adote um estilo de vida saudável, com prática regular de esporte e alimentação saudável e balanceada para melhorar a imunidade contra infecções respiratórias presentes principalmente no inverno, época em que a poluição do ar aumenta e indiretamente promove as infecções respiratórias.
A poluição atmosférica, contudo, não têm efeitos apenas em ambientes externos. Também dentro de casa e de edifícios, há poluentes no ar que podem afetar até mais a saúde das pessoas.

HowStuffWorks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!