quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Saiba como identificar uma boa escola pública


Computador em sala de aula auxilia professora da escola pública Antônio Prado Júnior, do Rio de Janeiro, a ensinar biologia para alunos do ensino médio (17.abr.2009 - Paula Huven/Folha Imagem)

"O mito que tem de ser derrubado no Brasil é que a boa escola é a mais cara. Isso não é verdade", afirma o professor Cristiano Muniz, da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília).
Segundo o docente, os pais deviam procurar a escola do mesmo modo que procuram médico: "Quando a família busca alguém para uma consulta, não vai direto ao hospital. Procura um médico de confiança. O bom professor deve ser procurado, seja na escola pública, seja na particular", diz.
A professora da Faculdade de Educação da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) Maria Del Cioppo Elias, avalia que a classe média tem medo da escola pública, porque ouve falar muito mal. "As famílias só procuram como opção quando sabem que não vão conseguir manter o filho em uma escola particular", aponta.

A escola pública é uma opção?

Segundo a secretária da Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), Maria do Pilar, responsável pelo ensino que vai da pré-escola até a conclusão do médio, a escola pública deve ser "sempre" uma opção.

"Quanto mais a classe média voltar para a escola pública, mais ela vai ganhar em democracia. E isso vai qualificar a escola", diz.

Quando a escola pública é boa?

Há algumas pistas que indicam se a instituição é boa ou ruim. Em primeiro lugar, a visita à instituição de ensino, a observação das condições físicas, do mobiliário e as impressões gerais do corpo docente são fundamentais.

Se a escola não agradou porque parece suja ou porque os frequentadores reclamam de docentes que faltam demais, por exemplo, você tem bons motivos para fugir dessa instituição.

Depois do olhar individual, há dois indicadores para consulta: o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Ideb é um indicador elaborado a partir das notas da Prova Brasil e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).


Já a nota do Enem só vale para o ensino médio e serve como parâmetro para comparação das instituições, lembrando que nem todos os alunos fazem o exame.


A escola pública exige investimento da família

Se você acha que a escola pública é mais democrática porque tem diversos perfis de alunos ou se a escolheu porque é gratuita, tenha atenção: a escolha exige um investimento de energia.

Segundo o consultor Luiz Jurandir Simões, da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras), a matrícula de um estudante na escola pública tem "gastos sociais associados".

De acordo com Simões, o pai tem de se preocupar com a segurança do filho, com o transporte, com atividades culturais extras para compensar eventuais falhas no ensino. Além disso, a família precisa estar presente na escola, para cobrar aumento da qualidade - o que seria ideal também para as escolas particulares, mas muitas vezes acaba não acontecendo.

Perguntas Essenciais
Qual é a linha pedagógica da escola?
Conheça como funcionam as escolas comportamentalista, construtivista, freiriana, montessoriana, tradicional, Waldorf e a tendência democrática
O que perguntar na conversa com o coordenador pedagógico?
Nessa maratona, a conversa com a coordenação da escola candidata é etapa essencial; confira quatro perguntas para fazer a esses profissionais
Posso confiar em uma escola que não deixa os pais entrarem?
Um restaurante que não permite a visita do cliente à cozinha transmite insegurança. Pois bem, o mesmo princípio deve ser usado na escolha da escola
Visita à escola: os alunos fazem barulho?
"Não é natural uma sala de aula silenciosa, porque a produção do conhecimento
gera barulho", diz professor da Faculdade de Educação da UnB
Educação infantil: qual é a importância das brincadeiras?
Para uma criança de até cinco anos, o importante é ter estímulo para brincar, aprender a conviver com os coleguinhas e ter a segurança física garantida
Educação infantil: de quantos alunos cada professor tem de cuidar?
Segundo recomendações do MEC, é preciso haver, no mínimo, uma professora para cada agrupamento de 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos; veja outras recomendações
1º ano: o que você quer para a educação do seu filho?
Para professora da Faculdade de Educação da PUC-SP, a boa escola para o início do ensino fundamental é aquela que "balanceia o conteúdo e o faz de conta"
5º ano: Como o seu filho aprende? De que matérias gosta?
Ao mudar de escola, pré-adolescentes e adolescentes já têm uma vivência a ser considerada; os pais devem considerá-la na escolha da escola
Ensino médio: o que seu filho acha da escola "nova"?
Além de levar em conta a qualidade da escola, é importante visitar os colégios junto dos filhos e, de preferência, durante o horário das aulas
Fundamental e médio: sabe como acompanhar a rotina escolar do seu filho?
Cultivar o hábito da leitura, conversar com os professores e acompanhar as lições de casa são algumas das recomendações feitas pelo MEC; confira outras
Educação UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!