quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Que tal ser um criador de moscas?

As drosófilas são moscas que adoram banana, mas não ficam apenas na cozinha. São bastante usadas em laboratórios científicos, principalmente na área de genética. Elas vivem por um período de setenta dias e deixam uma prole muito grande: cada fêmea põe aproximadamente três mil ovos!
Criar um observatório caseiro pode ser uma forma de conhecer os hábitos desses insetos. Você poderá se divertir e aprender bastante!
Material
. Uma garrafa transparente de plástico pequena
. Uma banana
. Fermento biológico para pão
. Gelatina transparente (em folhas)
. Algodão
. Gaze
. Lupa
. Água
Preparando o meio de cultura
Com um garfo, amasse um pouco a banana. Dissolva duas folhas de gelatina numa panela com um pouco de água, em fogo baixo. Acrescente a banana amassada à gelatina dissolvida e cozinhe mais um pouco. Tire do fogo. Reserve a mistura na garrafa e deixe esfriar. Ela ficará com uma consistência macia e compacta. Dissolva um pouco de fermento em água, e pingue de três a cinco gotas na mistura da garrafa, quando já estiver fria.
Caçando moscas
O tipo de mosca que você vai pesquisar é a drosofila, também conhecida como mosca de banana Para isso, deixe um pedaço de banana envelhecendo numa vasilha aberta, na cozinha Logo aparecerão várias drosófilas sobre ela. Coloque então esse pedaço de banana dentro da garrafa.
Vedando a garrafa
Para impedir que as moscas saiam da garrafa, faça uma rolha com algodão enrolado em gaze, de modo que o ar possa entrar na garrafa, e tampe-a.
Observando as moscas
Com a lupa, você poderá observar as moscas diariamente, acompanhando suas mudanças, desde o surgimento das larvas, o crescimento, a quantidade de patas, como são os olhos, as asas...Talvez até você descubra algo novo sobre elas!
Como Fazer uma Lupa
Pegue um fio de cobre e uma lente de óculos usada. Prenda bem o fio em volta da lente, unindo as pontas para formar o cabo. Use sua nova lupa para ver detalhes das mosquinhas.
As lupas fazem os objetos parecerem maiores devido à velocidade com que a luz atravessa a lente, diferente do microscópio, que amplia a imagem do objeto. O uso da lupa nos permite entender como é importante enxergar detalhes invisíveis a olho nú.

Almanaque Histórico – Oswaldo Cruz, o médico do Brasil
Revista Ciência Hoje das Crianças, número 128, setembro de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!