segunda-feira, 15 de março de 2010

Aula prática de Sistemática


Como ensinar sistemática no ensino médio, de forma mais simples, sem usar termos como apomorfia, simplesiomorfia, homoplasia, sinapomorfia e outros termos inadequados para o ensino de biologia nesse nível de escolaridade?
 A aula prática desenvolvida com turmas de 2as. séries do ensino médio teve como objetivo simplificar o ensino de sistemática, através da construção e análise de um cladograma simples. Foram utilizados materiais  tais como massa de modelar, palitos de dente, grãos de feijão, arroz, milho e prego. Os estudantes produziram 7 tipos morfológicos, correspondendo a organismos.  Cada equipe de estudantes construiu uma tabela (organismos x características) na qual um dos tipos representou o grupo externo (representa o grupo de seres vivos que possuem as condições primitivas das características em questão, surgindo antes na história evolutiva). Em seguida, os estudantes montaram um cladograma mostrando as relações filogenéticas entre os tipos de 1 a 7 em um papel, riscando os ramos e registrando os pontos em que as características derivadas aparecem.


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