sexta-feira, 12 de março de 2010

A Dengue através da linguagem lúdica do HQ



O objetivo dessa atividade foi ensinar Ciências de uma forma diferente, discutindo a situação atual da dengue no Brasil através de histórias em quadrinhos virtuais. As HQs produzidas pelos alunos falam dos sintomas,  formas de transmissão, sintomas, ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti, prevenção e tratamento, utilizando a internet e a linguagem lúdica



 das histórias em quadrinhos.
            Essa atividade foi desenvolvida nas aulas de Ciências das 6as. séries,  em 2009, no Instituto Estadual de Educação em Florianópolis, Santa Catarina.
            Inicialmente os alunos pesquisaram sobre a dengue nos livros didáticos e na internet  e assistiram ao vídeo chamado “O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti”, postado no blog.
            Durante as primeiras aulas, na sala de informática, os alunos se familiarizaram com o software www.toondoo.com
            Antes de usarem o editor de HQ os alunos fizeram um planejamento com os seguintes itens:
            -Argumento: resumo da história.
            -Escaleta: organização de todas as cenas a serem criadas.
            -Roteiro: descrição de todas as cenas, com cenários, diálogos, personagens, enredo e finalização.
            -Formato: previsão do número de quadrinhos e número de páginas do HQ.
            O site http://toondoo.com permite a criação de tirinhas e de um  "gibi virtual". O usuário pode escolher cenários, tipo de balão, personagens, etc. Além disso, o site permite que o usuário pesquise, na internet e nos seus arquivos, imagens interessantes para acrescentar à HQ.  A HQ fica disponível para visualização privada ou pública no próprio site e pode também ser impressa ou ainda ser enviada via e-mail para amigos e professores ou enviada para blogs para publicação e divulgação. O site está em inglês,  mas é de fácil utilização, até mesmo para quem não domina o idioma, pois é bem intuitivo, com muitos recursos de imagem.
            Os alunos montaram as tirinhas no site toondoo e esse processo  levou 2 ou 3 aulas na sala de Informática. As tirinhas deram origem a um “gibi virtual” com uma URL específica.
            As histórias em quadrinhos foram avaliadas de acordo com os seguintes critérios: conteúdo trabalhado, criatividade e estética, interesse e participação das equipes. 
             Outras HQs sobre dengue produzidas pelos alunos das turmas 610, 611 e 612 podem ser visualizadas no site www.toondoo.com, usando para isso o serviço de busca do site

Sites pesquisados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!