sábado, 10 de abril de 2010

Aula prática de Classificação dos Seres Vivos


A aula prática descrita a seguir foi desenvolvida em turmas de 2as. séries do ensino médio do Instituto Estadual de Educação, Florianópolis/SC


Aula prática de Taxonomia

Objetivos:
a)      Compreender a importância do sistema de classificação de Lineu.
b)      Identificar organismos utilizando uma chave de classificação.
Material:
botão médio, azul com 4 buracos, botão grande, azul com 4 buracos, botão pequeno, azul com 2 buracos, botão pequeno, rosa com 2 buracos, botão pequeno, branco com 2 buracos, botão grande, branco com 2 buracos.
Observação: As fotos mostram botões feitos de cartolina cobertos com papel colorido e texturizados com algodão e plástico retirado de embalagens de geléia. Os botões foram texturizados para possibilitar a inclusão dos alunos deficientes visuais na aula prática de biologia.
Método:
Construir uma chave de classificação para os botões utilizando os níveis de classificação do sistema de Lineu (reino, filo, classe ...). Usar características como cor, forma, textura, tamanho, espessura e número de buracos.
Classificar os seres vivos representados pelos botões utilizando a chave de classificação produzida por sua equipe. Indique todas as categorias taxonômicas às quais pertencem os seres vivos representados pelos botões.
Por último, classifique os seres vivos botões de acordo com a chave de classificação: Quem sou eu?  fornecida pela professora  e utilizando as fichas : Quem sou eu? fornecidas pela professora.
Observação: Um reino agrupa seres muito diferentes como um homem, uma serpente e um mosquito, mas que possuem características gerais em comum, pois todos são pluricelulares, eucariontes e heterótrofos; enquanto que a categoria espécie agrupa seres altamente parecidos como todos os seres humanos. Assim, o reino que agruparia todos os seres redondos, coloridos, com furos seria o Reino dos Botões.
Conclusões e Discussão:
Produza um texto com suas conclusões, após discussão no grande grupo.

Atenção: As fichas e chaves "Quem sou eu?"  podem ser obtidas no site do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (USP)
http://www.cdcc.sc.usp.br/

http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/

9 comentários:

  1. também não. que merda é essa?

    ResponderExcluir
  2. é legal ler as fichas e chaves de classificação disponíveis no site da USP
    http://www.cdcc.sc.usp.br/
    http://www.cdcc.usp.br/exper/medio/

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela indicação de aula prática ......Será muito útil na aprendizagem dos meu alunos.

    ResponderExcluir
  4. oiiiiiiiiiiiiiii , tudo beeeeeemmmm , eu como voce quando eeeeemmmmmmmm

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!