sábado, 28 de maio de 2011

A atmosfera e tudo dentro dela

Exposição em Londres sobre as mudanças climáticas busca neutralidade ao focar na metodologia das pesquisas sobre o clima.


Um azul penetrante ilumina a exposição ‘Atmosphere’, no Museu de Ciência de Londres. Interatividade e informação para conscientizar sobre o presente e o futuro do planeta. (foto: Barbara Axt)

A exposição ‘Atmosphere’, no Museu de Ciência de Londres, tem como missão não somente explicar o que está acontecendo com o clima do planeta – e o papel do homem nessas mudanças –, mas também deixar claro como os cientistas chegaram a essas conclusões
Com um belo visual, painéis coloridos, representações de nuvens, céus e solos, tudo banhado em uma iluminação azul penetrante, ‘Atmosphere’ não é voltada para o visitante que quer dar apenas uma volta despretensiosa pela galeria.
A parte histórica vem para dar contexto à discussão e credibilidade às previsõesPara ter acesso a grande parte do conteúdo da exposição, é preciso se envolver com os vários jogos e estações interativas que cobrem desde o contexto histórico das ciências climáticas até as possibilidades de um futuro livre de carbono, passando por várias previsões e cenários ambientais alternativos.
O objetivo por trás de tanta interatividade é claro: informar e, principalmente, conscientizar o público sobre a importância – e consequências – das escolhas ambientais tomadas hoje.
Equilíbrio frágil

Jogos e simulações convidam o visitante a brincar com o futuro e o presente do planeta e a tomar decisões sobre a melhor maneira de se produzir energia ou proteger as cidades do risco de enchentes.
A parte histórica vem para dar contexto à discussão e credibilidade às previsões. Nela, pode-se obter detalhes sobre momentos-chave como a descoberta do efeito estufa ou explicações sobre a metodologia do estudo do clima, por exemplo, de que maneira pedaços de gelo podem guardar bolhas de ar que permitem reconstruir a composição da atmosfera de milhões de anos atrás.
“Nosso objetivo é oferecer informações atualizadas sobre o que sabemos, o que é incerto e o que ainda não sabemos sobre as mudanças climáticas, um assunto extremamente importante, e também mostrar de que maneira a ciência, a tecnologia e a indústria podem contribuir para um futuro positivo”, explicou Chris Rapley, diretor do museu.
O tom supostamente neutro da exposição e a decisão de focar em como os cientistas chegam as suas conclusões é uma reação a “Prove It! All the evidence you need to believe in climate change” (em português: Prove! Tudo o que você precisa para acreditar na mudança climática”). A exposição, em cartaz em 2009 no próprio Museu de Ciência, mostrava um posicionamento claramente contrário aos chamados “céticos do clima”.
O grande castelo de cartas reproduzido num mural ao fundo da galeria, encomendado pelo museu ao artista plástico David Shrigley, sintetiza a discussão, servindo de metáfora e também como advertência do que pode acontecer ao se mexer sem cuidado nas peças de um sistema tão complexo e tão frágil como o clima da Terra.
Assista ao vídeo e passeie pela exposição ‘Atmosphere’


Barbara Axt


Especial para a CH On-line/ Londres

Blogue / Bússola
Revista Ciência Hoje on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!