segunda-feira, 18 de maio de 2009

Dia 19: Uma luta contra a Hepatite!


Uma em cada doze pessoas no mundo está infectada com o vírus das hepatites B ou C. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 3% da população mundial, números entre 150 e 200 milhões de pessoas em todo planeta, estão infectados com vírus da hepatite C. Deste total, 5 milhões são brasileiros e, ao menos, com 3 a 4 milhões de pessoas sendo infectadas a cada ano.

Existem no Brasil 600 mil infectados com o HIV. O número de infectados com as hepatites B e C é dez vezes superior, chegando aos seis milhões. Um em cada trinta brasileiros está infectado com uma das duas hepatites.

Mal é comum entre portadores de HIV

Os números preocupam quando se trata também do HIV. Estima-se que, de cada 10 infectados pelo vírus da Aids, três tenham a doença. Em Santa Catarina, o número é superior: nove possuem hepatite tipo C. Um dos motivos seria o grande número de usuários de drogas injetáveis, especialmente no Litoral.

Outra região que chama a atenção é o Oeste do Estado, sobretudo Chapecó. Os índices se comparam a uma área de contaminação da Amazônia. Por enquanto não existem estudos ou pesquisas sobre o motivo desta semelhança.

O Grupo Hércules surgiu quando, em setembro de 2002, Anna Haensel Schmitt (então portadora do vírus C) iniciou panfletagem e divulgação em Florianópolis convidando outros portadores e familiares para uma primeira reunião. Hoje, Anna faz tratamento para combater a cirrose.

– A hepatite é ainda vista com muito preconceito. Mas a doença desmistifica a ideia de que toda cirrose está ligada ao álcool – observa.

HEPATITE B

Como é transmitida?

> Na relação sexual, com uma facilidade de transmissão até cem vezes maior do que a Aids
> Pela utilização de instrumentos contaminados com sangue (material de manicure, barbeiro, tatuagem, perfuração por piercings, acupuntura, dentistas) que não são esterilizados corretamente. O vírus da hepatite B sobrevive até sete dias numa gota de sangue fora do organismo
> A hepatite B não é transmitida por alimentos ou água, nem pelo contato casual com pessoas infectadas

Quais os sintomas da hepatite B?

> O infectado raramente apresenta sintomas, os quais são inespecíficos, como o cansaço

Como se diagnostica?

> O hemograma não diagnostica a hepatite B. É necessária a realização de dois testes (HBSAg e anti-HBc total)

Existe tratamento?

> Sim. O tratamento deve ser realizado por médicos especializados (infectologistas, hepatologistas ou gastroenterologistas)

HEPATITE C

Como é transmitida?

> Pela utilização de instrumentos contaminados (utensílios de manicure, barbeiro, tatuagem, perfuração por piercings, acupuntura, dentistas) que não esterilizados corretamente
> O vírus sobrevive até três dias numa gota de sangue fora do organismo
> A hepatite C não é transmitida por alimentos ou água, nem pelo contato casual
> A transmissão sexual é muito rara de acontecer. Não é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST)

Quais os sintomas da hepatite C?

> O infectado raramente apresenta sintomas, os quais são inespecíficos, como o cansaço

Como se diagnostica?

> O hemograma não diagnostica a hepatite C. É necessária a realização do teste chamado ANTI-HCV

Existe tratamento para a hepatite C?

> Sim. Existe cura. O tratamento deve ser realizado por médicos especializados (infectologistas, hepatologistas ou gastroenterologistas)

http://www.clicrbs.com.br

Leia mais no portal do Ministério da Saúde : http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=18044

Um comentário:

  1. Acho muito importante esclarecer a população a respeito da hepatite, principalmente a hepatite C, doença silenciosa, que no início vezes passa despercebida, o que dificulta e retarda o diagnóstico e tratamento.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!