sábado, 16 de maio de 2009

Gripe Suína – Perguntas e respostas



O que é gripe suína?
A gripe suína é uma doença respiratória dos porcos causada pelo vírus influenza (gripe) do tipo A e é responsável por surtos regulares em suínos que acontece predominantemente no inverno. Os seres humanos podem adquirir a gripe suína? De maneira geral este vírus não afeta o homem, porém em 24 de abril de 2009 a Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou aos países membros a ocorrência de casos humanos de influenza suína que vinham ocorrendo, a partir de 15 de março de 2009, no México e nos EUA. Em 25 de abril a OMS declarou este evento como emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

Quais são os sintomas da gripe suína?
Os sintomas da gripe suína são similares aos da influenza (gripe) sazonal e incluem febre, tosse, alguns casos podem apresentar coriza, dor de garganta, anorexia (perda do apetite), náuseas, vômitos e diarréia.

Como as pessoas podem adquirir a doença?
Geralmente as pessoas que adquirem a doença apresentam contato direto no manuseio de suínos especialmente as pessoas que trabalham na indústria suína. Atualmente, vem ocorrendo transmissão de pessoa a pessoa, através de secreções respiratórias, provenientes de tosse e espirros.

A ingestão de carne de porco transmite a gripe suína?
Não. O vírus da gripe suína não é transmitido pela ingestão da carne de porco e seus derivados. O vírus da gripe suína e outros microrganismos são eliminados com o cozimento dos alimentos à temperatura a partir de 55 C.

A atual vacina contra gripe protege da gripe suína?
Não.

Existe vacina contra a gripe suína?
Ainda não existe uma vacina específica contra gripe suína para os humanos.

Núcleo de Medicina do Instituto Emílio Ribas

2 comentários:

  1. Ahah! Alguém tinha que postar sobre isso no blog. Muito bom! =D

    ResponderExcluir
  2. O grande problema de criar porcos junto com aves é justamente que os porcos podem ser infectados tanto por vírus de aves quanto por vírus humano, e ocorrer recombinação entre o material genético de ambos nas suas células, gerando novos vírus muito perigosos, pois não são reconhecidos por nosso sistema imunológico.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!