
Como prevenir a hepatite C
A hepatite C é causada pelo vírus da hepatite C (HCV). A hepatite C pode ser a forma mais perigosa dos vírus da hepatite.Informações sobre a infecção por hepatite C
O HCV é transmitido por meio do contato com sangue, agulhas ou materiais cortantes contaminados, embora haja relatos raros de transmissão via contato sexual. A transmissão a recém-nascidos por suas mães pode ocorrer, mas é menos comum do que com o HBV. Independente de como é adquirida, a hepatite C é a forma de hepatite viral que mais causa infecção crônica. Como o HBV, o HCV pode causar lesões permanentes ao fígado.
De acordo com o CDC (Center for Disease Control), de 55 a 85% das pessoas infectadas com o HCV acabarão desenvolvendo hepatite C crônica. O HCV pode permanecer no organismo por décadas antes que a pessoa infectada desenvolva os sintomas, como icterícia, dor abdominal, perda de apetite, náusea, fadiga e urina de cor escura. Mas o CDC diz que 80% das pessoas com hepatite C não manifestam nenhum sintoma, embora o vírus possa estar lentamente invadindo o fígado e, possivelmente, causando graves danos. A hepatite C pode ser controlada com medicamentos que combatam a infecção. Muitas pessoas com hepatite C crônica morrem com a infecção e não por causa dela.
Quais são os grupos de risco?
Os usuários de drogas intravenosas têm um risco mais elevado, bem como as pessoas que receberam transfusões de crioprecipitado ou de fator VIII feitas antes de 1987. As pessoas que receberam um transplante de órgão ou sangue antes de 1992 (quando um teste melhor para detectar o HCV foi disponibilizado) devem fazer o teste para hepatite C. Pessoas que tiveram problemas anteriores de fígado, bebês nascidos de mães infectadas e as pessoas que trabalham em locais em que podem ser expostas a sangue infectado também apresentam um maior risco.
Medidas defensivas
Não há vacina contra a hepatite C, mas se você acha que pode ter sido exposto ao HCV, faça o exame de laboratório e comece a se tratar o mais rápido possível. Caso contrário, evite contato com sangue, especialmente mantendo distância de agulhas contaminadas (incluindo as usadas para tatuagens e piercings), de itens pessoais de terceiros que possam conter sangue (incluindo giletes e escovas de dentes) e do uso de drogas intravenosas. O CDC estima que o uso de drogas injetáveis é responsável por cerca de 60% de todos os novos casos de hepatite C e é um fator de risco importante para infecção pelo HBV.
Felizmente, alguns infecções por hepatite são bastante leves e podem surgir e desaparecer sem tratamento. Contudo, alguns casos de infecções por hepatite podem ser bastante graves. Então, procure atendimento médico imediatamente se você acredita que esteja com risco de uma infecção por hepatite.
saude.hsw.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!