segunda-feira, 6 de julho de 2009

Deixe de fazer Gênero!



Video inspirado no Artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos,
abordando o tema da intersexualidade, especificamente as pessoas que nascem com a intersexualidade nos órgãos sexuais externos e são submetidas ainda na infância a um enquadramento nos papéis sociais de gênero dicotômico, que resumem a existência humana a somente reprodução da espécie. Da mesma forma que consideramos uma mutilação a retirada do clítoris em meninas de determinadas culturas africanas, a cirurgia feita nos intersexuais também é uma mutilação do corpo, ou seja, uma violação da igualdade de direitos.

6 comentários:

  1. Acho que essa questão é importante e devia ser mais trabalhada na escola envolvendo as matérias biologia e ciências socias juntas...

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  2. Nunca tinha pensado nessa coisa de gênero livre... adorei o vídeo! =D
    ..então ao invés de mutilarmos as nossas crianças para encaixá-las num papel social de gênero pré-definido seria melhor deixar que elas amadurecessem e decidissem por seu juízo próprio (não sei com que idade) o que fazer... é, a pessoa em questão que deveria decidir se quer fazer uma cirurgia para se encaixar num papel social de homem ou mulher, segundo o seu próprio desejo psicológico e sentimentos, ou então se não quer fazer cirurgia nenhuma, quer ficar como está. Todos deviam respeitar qualquer decisão que fosse tomada pelo sujeito.
    Concordo que essa coisa de gênero deve ser LIVRE! E mesmo que a pessoa tenha nascido com os órgãos genitais claramente definidos, homem ou mulher, acho que todos tem o direito de mudarem de gênero se quiserem, segundo a sua vontade própria de se adequar ao gênero que psicologicamente sente-se ser.

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  3. Numa pesquisa acerca desse tema, encontrei esta petição realizada pela Organização Internacional de Intersexuais (OII) , que visa defender os seus direitos e a sua igualdade na sociedade.
    Podes encontrar mais informação e assinar esta petição neste link: http://www.intersexualite.org/Solidariedade.html

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  4. Gostei muito, por que ninguém discute esse assunto na sala de aula?

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  5. Acho que deveríamos tentar parar de pensar a partir de uma lógica binária, isto é, entre certo e errado, entre normal e anormal. Acho que esse é um dos desafios dos professores, que devem procurar caminhos para olhar a escola, os alunos e aos seus colegas de maneira diferente. Deixar de pensar de maneira binária e passar a pensar nas múltiplas possibilidades. Nem certo nem errado, nem normal nem anormal, apenas possibilidades.

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