quarta-feira, 8 de julho de 2009

Suco que muda de cor - Ciência Hoje das Crianças

Você vai precisar de:
- Repolho roxo
- Liquidificador
- Coador
- Colher
- Água
- Cinco copos transparentes
- Limão
- Vinagre
- Bicarbonato de sódio (à venda em farmácias)
- Sabão em pó
Modo de fazer1. Com a ajuda de um adulto, coloque, no liquidificador, uma folha de repolho, um litro de água e bata bem.2. Coe o suco e o divida entre os copos.3. Não faça nada com o primeiro copo. No segundo, esprema o limão e pingue algumas gotas até notar alguma diferença. No terceiro, acrescente sabão em pó; no quarto, vinagre; no quinto, bicarbonato de sódio. Sempre mexa com uma colher.

O que aconteceu?
Com a adição do limão e do vinagre, o suco de repolho, que era roxo, ficou rosa. Com o sabão em pó ou o bicarbonato de sódio, no entanto, ele ficou esverdeado.

Por quê?Muitas plantas, como o repolho roxo, possuem substâncias que têm cor. Elas, porém, mudam sua coloração ao entrarem em contato com substâncias que são ácidas ou, ao contrário, básicas. O suco de limão e o vinagre, por exemplo, contêm ácidos: o primeiro o ácido cítrico e o ácido ascórbico (vitamina C), enquanto o segundo, ácido acético (vinagre). Os produtos de limpeza, como o sabão em pó e o bicarbonato, por sua vez, são, em geral, básicos, pois as substâncias desse tipo ajudam a dissolver a gordura e remover a sujeira.

Atenção!!! O suco é só para observar, e não para beber!
Alfredo Luís Mateus, Departamento de Química, Universidade Federal de Minas Gerais. (Experimentos adaptados do livro de suaautoria Química na cabeça, Editora UFMG).

REVISTA CHC 161

3 comentários:

  1. eu adorei essa experiência
    é muito divertida q eu fiz na minha feura de ciências e passei
    obrigado por vocês fazerem descobertas genias
    bjus maria vitória

    ResponderExcluir
  2. essa expêriencia foi demais nunca vi uma experiência tão extrovertida e interessante eu só queria saber daonde vocês tiveram essa descoberta?
    ailas de que Fonte?
    bjus desconhecido
    kkkkkkkk
    eu quer a resposta...

    ResponderExcluir
  3. se estiveres triste com vontade de choras
    lembre-se que sou teu amigo e posso te ajudar...
    kkkkkkkk

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!