sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Anvisa proíbe anúncios de remédios contra gripe por tempo indeterminado

Medida foi tomada por causa da pandemia da nova gripe.
Agência diz que uso dos medicamentos pode mascarar risco à saúde.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibiu a veiculação de propagandas de remédios contra a gripe por tempo indeterminado. A resolução, que foi publicada nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial, impede anúncios de produtos à base de ácido acetilsalicílico, além dos medicamentos com propriedades analgésicas e antitérmicas que não precisam de receita médica e os que contenham dipirona sódica, paracetamol e ibuprofeno.

Além dos anúncios em TV, rádio e internet, fica vetada a presença de propagandistas em farmácias. De acordo com a agência, a suspensão é necessária pela “circunstância especial de risco à saúde” por causa da elevação de casos da nova gripe. Segundo a resolução, o uso desses medicamentos pode mascarar uma situação de risco à saúde.


A medida só será revogada, diz a Anvisa, quando a “circunstância especial de saúde” terminar. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrava 192 mortes até a última terça-feira (11).

Tamiflu

O medicamento usado no combate à nova gripe -o fosfato de oseltamivir, conhecido como Tamiflu- não está disponível nas farmácias. O laboratório que fabrica o remédio está atendendo prioritariamente aos pedidos do ministério, disse o órgão em um anúncio publicado nesta sexta em jornais de grande circulação. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a não venda nas drogarias evita a automedicação e uma "corrida às farmácias."

“Algumas pessoas criticam porque o medicamento não está disponível na farmácia para toda e qualquer pessoa que tiver uma receita médica. [Se fosse assim,] Teríamos uma corrida às farmácias. A população com maior poder aquisitivo – porque o medicamento é caro – compraria o medicamento para estocar e para fazer uso profilático, o que é contraindicado. Teríamos uma forte automedicação. É preciso responsabilidade ao lidar com essa questão”, disse o ministro no começo deste mês.

Os pacientes que precisam tomar o Tamiflu devem se dirigir aos postos de distribuição do remédio montados pelos estados para conseguir o tratamento gratuitamente. O medicamento só é entregue com receituário médico.


saiba mais:

Síndrome de Reye é grave e pode matar, afirmam infectologistas
Ministério da Saúde adia vacinação contra pólio por causa da nova gripe
Anvisa pede monitoramento de bebês e grávidas que usam Tamiflu
Efeito colateral não compensaria eventual benefício do Tamiflu em crianças
Leia mais notícias sobre a nova gripe

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!