sábado, 15 de agosto de 2009

Ciências Biológicas

O que faz um biólogo?
Estuda os organismos vivos em seu ambiente natural, em cativeiro ou em laboratório. O biólogo contribui para a ampliação do conhecimento científico e o desenvolvimento de aplicações práticas no manejo da vida selvagem, na conservação das espécies, na agricultura e na saúde. Entre as atividades desempenhadas por este profissional, destacam-se: identificar espécies para conhecer a biodiversidade e verificar suas relações históricas (evolutivas); desenvolver métodos de controle populacional, especialmente em verminoses e pestes; usar seu conhecimento para, a partir de recursos naturais, melhorar a qualidade de vida da população, procurando, por exemplo, novas fontes e novas aplicações de medicamentos, entre outras ações.
Áreas de atuação
O curso de ciências biológicas está dividido em licenciatura e bacharelado. A licenciatura forma professores para o ensino médio e o fundamental. O bacharelado permite a atuação em universidades e centros de pesquisa. Além disso, cresce a participação do biólogo nos espaços governamentais, como nas secretarias de meio ambiente, e na iniciativa privada, em empresas de diferentes perfis. Vale destacar que a biologia está entre as profissões do novo milênio com participação efetiva nas áreas de saúde, engenharia genética, microbiologia, agronomia e meio ambiente.
Especialização
O profissional de biologia possui várias opções de especialização, que vão dos cursos de pós-graduação Lato sensu até Stricto sensu, que engloba mestrado, doutorado e pós-doutorado. Como em qualquer área, a pós-graduação é fundamental para o aprimoramento profissional.


O aumento da consciência de que a preservação do meio ambiente e do planeta são fundamentais para a sobrevivência do ser humano, é uma das razões para a crescente valorização do profissional de biologia. Na opinião do biólogo e professor do Departamento de Ecologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Alex Enrich Prast, quem optar pela carreira de biólogo estará fazendo uma ótima escolha.
“Há 30 anos, a profissão não tinha reconhecimento, nem espaço no mercado de trabalho. Hoje, por conta da preocupação com o meio ambiente, estamos observando uma valorização desse profissional. Cada vez mais as empresas, que antes contratavam somente engenheiros, estão contratando também biólogos, por compreendem em maior profundidade questões relacionadas ao funcionamento de ecossistemas. Os biólogos têm um papel fundamental na busca de soluções para lidar com problemas como aquecimento global e perda de biodiversidade”, afirma.
Segundo Alex Prast, é justamente esse conhecimento mais profundo dos ecossistemas que diferencia o biólogo de outras profissões. “Diferente de profissionais de outras áreas ligadas ao meio ambiente, o biólogo possui as ferramentas para entender o funcionamento do ecossistema. Ele pode, por exemplo, explicar por que uma espécie se comporta de uma maneira ou de outra”.


Se em algumas situações a curiosidade pode ser algo ruim, para quem escolhe a profissão de biólogo, essa característica se torna uma qualidade. E o que não falta é campo para explorar. Leandro Vahia Pontual, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrando em Ciências Ambientais pela UFF, ressalta que dificilmente alguém não encontra dentro da biologia uma área com a qual se identifique.
“Eu me interessei pela biologia por ser uma profissão que abrange as grandes áreas do conhecimento, como física, matemática, química, entre outras. Tem gente que leva um susto com o curso, porque não imaginava que ele abrangesse tantas disciplinas. Como a biologia oferece um campo amplo de atuação, dificilmente alguém não vai conseguir encontrar algo com o que se identifique. Um jovem que quiser seguir nessa profissão precisa ser curioso e gostar dessa diversidade de matérias que o curso oferece. Tendo essas duas características, certamente vai se encontrar na profissão”, conclui.
Fiojovem - Profissionais
Para saber mais:
Conselho Federal de Biologia
Clube do Biólogo
Portal Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!