sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Grupo Hércules

A iniciativa da criação do Grupo Hércules de Apoio a Portadores de Hepatite C em Santa Catarina surgiu quando, em setembro de 2002, Anna M. G. Haensel Schmitt (então - portadora do vírus C), iniciou panfletagem e divulgação em Florianópolis convidando outros portadores e familiares para uma primeira reunião.
O nome do grupo foi escolhido a partir de trecho da mitologia grega em que:
... “Hércules libertou Prometeu de correntes incrustadas num rochedo, onde por castigo de Zeus, um abutre devorava todos os dias o fígado do prisioneiro, que sempre se reconstituía à noite”.

Desde então o Grupo orientou infectados e familiares sobre a patologia, serviços, direitos e tratamentos; realizou (durante 5 anos) reuniões semanais e, posteriormente, quinzenais de mútua ajuda e palestras com especialistas na patologia; realiza e participa de campanhas e eventos de divulgação; promove audiências, debates e reivindicações; prestando informações diárias (telefone, internet e encontros agendados); divulgando e dando esclarecimentos à comunidade catarinense; faz inserções freqüentes na mídia escrita e falada; apóia e subsidia a criação e manutenção de novas ONGs na Região Sul; participa de parcerias e ações conjuntas a ONGs de todo o território nacional; diversificando ações e atividades em nível municipal, estadual, regional e nacional.

"Mas faltava cumprir uma exigência de Zeus, outro ser possuidor de bom coração, deveria morrer no lugar de Prometeu. Logo Quirón, um centauro antes imortal, aceitou esta incumbência." ....

Em Agosto de 2008, no encontro anual dos Transplantados Hepáticos do Hospital Santa Isabel de Blumenau/SC, os transplantados Fernando Cezar P Santos e Gilberto Antonio Scussiato iniciaram a criação de uma entidade com as mesmas finalidades do Grupo Hércules original, mas em relação à seqüência natural das hepatites: o Transplante de Fígado. Fizeram mais que uma parceria para este fim. Atualmente existe mais uma Coordenadoria, a Hércules - Doações e Transplantes de Fígado que tem entre seus objetivos a implantação de uma Casa de Apoio aos Transplantados Hepáticos.

Esta Casa terá como finalidade, além da hospedagem, a complementação dos trabalhos efetuados até a alta hospitalar, mantendo o atendimento em nutrição, enfermagem, psicologia, fisioterapia, etc aos pós transplantados hepáticos. Também serão aceitos nesta unidade de saúde os candidatos a transplante e os pacientes em consulta de rotina de revisão. Todos poderão ser acompanhados por um familiar ou amigo. Será implantada próximo ao Hospital Santa Isabel em Blumenau/SC.
Fernando Cezar P Santos
Presidente

Contato com o Grupo Hércules -
Hércules - Doações e Transplantes de Fígado
Grupo Hércules de Apoio a Portadores de Hepatites em SC
UP Estadual / Up Mun. Florianópolis
E-mail: astroblu08@gmail.com
http://twitter.com/grupohercules

Informações: (48) 9938-8336
FLORIANOPOLIS - BLUMENAU / SC

Hércules - Hepatites Virais
E-mail: gru_hercules@yahoo.com.br
Informações: 0 XX 48 9959-7417
FLORIANÓPOLIS / SC

Convidamos todos alunos e pais para conhecerem melhor o Grupo Hércules, que participará da Vivência de Biologia e Ciências que acontecerá no dia 19 de setembro no período matutino no Instituto Estadual de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!