sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Temas sociais e meio ambiente viram assuntos obrigatórios

Escolas públicas

Escolas públicas de todo o Brasil serão obrigadas a incluir em seu currículo matérias de cunho social e voltadas para a preservação do meio ambiente. A determinação, válida para unidades de ensino fundamental e médio, deve entrar em vigor a partir deste semestre e criar disciplinas como ecologia, educação para o trânsito, sexualidade, prevenção de doenças transmissíveis, direito do consumidor e noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A nova regra foi sancionada esta semana, pela presidência da República, e faz parte da criação da Semana de Educação para a Vida nas escolas públicas. Segundo a Lei 11.988/2009, as secretarias de estado de educação devem garantir que os temas sejam abordados sob a forma de seminários, palestras, exposições e filmes durante todo o ano letivo e depois explorados em atividades da Semana de Educação para a Vida. O evento, que deve fazer parte do calendário escolar anual, também deve ser aberto aos pais de alunos e à comunidade em geral.

Ainda caberá às secretarias estaduais garantir que os profissionais convidados para transmitir conhecimentos relativos a matérias que não fazem parte do currículo obrigatório sejam capacitados e com nível de conhecimento comprovado sobre os assuntos a serem abordados.



2 comentários:

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!