domingo, 18 de outubro de 2009

Pinhole - Máquina Fotográfica de Lata

Que tal construir uma pinhole? Você vai se divertir e ainda aprender bastante sobre óptica!

Material
. uma lata de leite em pó
. papel preto (pode ser plástico,camurça ou color-set)
. cola branca, fita adesiva
. um prego grosso e martelo
. uma agulha
. papel fotográfico preto-e-branco
Como fazer
Limpe a lata e cole o papel preto na parte interna, cobrindo toda a superfície, e deixe secar. Faça um furo com o prego grosso na parte lateral da lata. Em seguida, corte dois quadrados de 2cmx2cm de papel preto. Faça um furo com a agulha no centro de um deles, e prenda o quadrado com fita adesiva sobre o furo da lata, de modo que os furos coincidam Ponha o outro quadrado dentro da lata, na direção do furo, e prenda com fita adesiva.
Preparando a máquina para fotografar
Num cômodo totalmente vedado para impedir a entrada de luz, e com uma lâmpada de segurança (uma lâmpada vermelha de, no máximo, 15 watts), corte o papel fotográfico num tamanho suficiente para cobrir a metade da superfície interna da “câmera” Fixe o papel no interior da lata (com fita adesiva, se preciso), deixando o lado sensível à luz de frente para o furo. Em seguida, feche a lata.
Nunca fotografe com o lado do furo da lata virado para o sol: a luz direta vela o filme Deixe a máquina sobre um apoio estável – uma cadeira, um muro ou até mesmo o chão. O tempo de exposição para fazer a foto depende da quantidade de luz do local. Se houver bastante luz do sol, destampe o furo por vinte segundos. Se a luz estiver mais fraca, quarenta segundos Se não der certo na primeira vez, vá ajustando o tempo de exposição conforme a luz. Não se esqueça de abrir a máquina somente quando estiver no quarto escuro.
Para informações sobre a revelação das fotos, acesse:

http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/pinhole.html

Veja galeria de fotos com máquinas de lata em:

www.latamagica.art.br

Almanaque Histórico - Oswaldo Cruz, o médico do Brasil (Guia do Professor)

Um comentário:

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!