domingo, 11 de outubro de 2009

Educação Ambiental: a luz no fim do túnel!

Antes da Revolução industrial, o mundo não se preocupava com as questões relacionadas ao ambiente. Havia recursos naturais em abundância, novos empregos antes inexistentes eram gerados, o progresso surgia, trazendo esperanças de uma vida melhor e a poluição, nem ao menos merecia discussões a respeito.
A utilização irracional dos recursos naturais, o hipercrescimento da população mundial e a quantidade e tipos de impactos ambientais ocasionados pela ação do homem no decorrer do tempo fizeram com que as problemáticas ambientais, que antes não eram levadas em consideração, hoje sejam estratégicas e urgentes.
O homem começa a entender que faz parte da teia da vida e o quão é impossível transformar a natureza a seu bel prazer sem prejudicar-se direta ou indiretamente com isso, por isso, tornando-se fundamental a reformulação de suas práticas ambientais e sua relação com o ambiente.
O grande desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente. Mas, embora saibamos que o tempo está se esgotando, não agimos ainda de forma a mudar completamente as coisas, antes que seja tarde demais.
A luz no fim do túnel é a Educação Ambiental!
A Educação Ambiental é uma nova concepção de educação dedicada às questões ambientais. Somente através dela pode-se efetuar uma conscientização ambiental de massa.
Não há um conceito único de Educação Ambiental, ele varia de interpretações, de acordo com o contexto em que está inserido, conforme a influência e vivência de cada um. Para muitos, ela restringe-se em trabalhar assuntos relacionados à natureza, assumindo um caráter naturalista, para outros ela é uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável para mim é ferramenta fundamental para a formação da cidadania.
A definição oficial de educação ambiental, do Ministério do Meio Ambiente é: “Educação ambiental é um processo permanente, no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, valores, habilidades, experiências e determinação que os tornam aptos a agir – individual e coletivamente – e resolver problemas ambientais presentes e futuros”.
As escolas e a sociedade são indispensáveis para se estabelecer à consciência ambiental e se modificar a atitude das pessoas frente aos novos padrões de desenvolvimento.
Para isso deve-se cobrar: a consciência, o saber e mudanças comportamentais.Se nada for feito rápida e efetivamente, as gerações futuras serão prejudicadas irreversivelmente, pelos impactos ambientais e pela falta de educação e respeito por si mesmas e pelo ambiente

Um comentário:

  1. é isso aí! =D e nas escolas a educação ambiental tem que estar presente em todas as disciplinas, não é? ..parabéns pelo texto, a educação ambiental é realmente o caminho que devemos adotar! =D abraço!!!

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!