quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Um novo ancestral


Pesquisadores chineses encontram o matusalém dos peixes

A maioria das espécies de peixes da atualidade veio dos "peixes ósseos" (Osteichthyes). Contudo, de suas formas primitivas se originaram também todos os animais vertebrados terrestres - são em última instância, os ancestrais dos seres humanos. A teoria foi reforçada pela recente descoberta no sul da China: do mais antigo esqueleto de um peixe ósseo, o Guiyu oneiros foi encontrado quase completo.
Pesquisadores do Instituto de Paleontologia Vertebral e Paleoantropologia de Pequim encontraram o fóssil em 2008, perto da cidade de Qujing. Através de exames anatômicos comparativos, foi possível estimar sua idade em 419 milhões de anos.

Os peixes ósseos são divididos nas subclasses Actinopterygii e Sarcopterygii, dos quais fazem parte os Guiyu oneiros - que deram origem também aos vertebrados terrestres.
Até aqui os paleontólogos supunham que os sarcopterígios se separaram dos actinopterígios há 400 milhões de anos. O novo achado indica, porém, que a separação das duas subclasses ser anterior a 419 milhões de anos.
Tempo suficiente para o Guiyu oneiros ganhar uma anatomia altamente especializada, por meio de várias etapas evolutivas. Dessa forma, a história dos peixes ósseosé mais pelo remota do que se supunha antes do evento de Qujing.

RevistaGeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!