quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Conferência sobre Mudanças Climáticas em Copenhague

Para dar continuidade às discussões sobre as metas ambientais a serem cumpridas nos próximos anos, será realizado entre os dias 7 e 18/12 a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Copenhague, na Dinamarca. No evento, estarão presentes alguns participantes do encontro realizado em São Paulo, além de autoridades da Organização das Nações Unidas (ONU), presidentes e diplomatas. Esta Conferência pretende definir os termos da segunda parte do protocolo de Kyoto, que estabelecerá novas metas de redução da emissão de gases de efeito estufa, em especial o dióxido de carbono (CO2), a partir de 2013 ou 2014.

Um dos objetivos das discussões em Copenhague é reduzir a emissão de CO2 de 25% a 40%, até 2020. A primeira parte do acordo, elaborada e definida em 1997, tinha como meta diminuir em 5% as emissões entre os anos de 2008 e 2012. Diferente daquela época, na qual só países desenvolvidos entraram no cumprimento da meta, este ano nações emergentes como Brasil, China e Índia, também ganharão importância no debate.

Atualmente alguns dos maiores emissores de CO2 são: China, EUA, Rússia, Índia e Japão. O Brasil ocupa a 17ª posição no ranking.

(Boletim Informativo da 5a. Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!