sábado, 12 de dezembro de 2009

Novos Talentos da Rede Pública

O que é?
A Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública é um programa que envolve 17 universidades públicas brasileiras e que visa à melhoria das condições de ensino de ciências a jovens carentes de todo o país. Seu principal objetivo é buscar novos caminhos para um ensino eficiente. Para isso, desenvolve metodologias que facilitam o aprendizado, desmistificando a Ciência.
Inúmeras atividades são desenvolvidas pelo programa, mas duas ações constituem a sua espinha dorsal: cursos experimentais de curta duração e estágios. Todas as universidades participantes oferecem, no período de férias, cursos destinados a alunos do ensino médio e professores do ensino básico da rede pública. Nessa atividade são elaboradas experiências em diversas áreas das ciências naturais e da saúde, em geral monitoradas por estudantes de pós-graduação da instituição. Sempre partindo de um tema do cotidiano, o curso se desenrola de forma lúdica integrando conhecimento e diversão.
Desses cursos são selecionados alunos e professores — levando em conta o desempenho nas atividades e a condição econômica do candidato — para estagiarem nos laboratórios das universidades. Sob a orientação de estudantes de pós-graduação, os selecionados são familiarizados ao trabalho científico e ajudam seus monitores no desenvolvimento de pesquisas. Além disso, o universitário acompanha o desempenho escolar do estagiário, auxiliando-o em outras disciplinas que apresentar dificuldade. Nessa relação, ainda é possibilitado ao pós-graduando um maior contato com a realidade social brasileira. Os professores selecionados também desenvolvem trabalhos de pesquisa e, no final do estágio, devem elaborar artigos científicos para serem publicados em revistas especializadas em educação e ciência.
Além dos cursos e dos estágios, várias outras atividades são desenvolvidas pelo programa, de acordo com a realidade de cada universidade. Há a produção de material didático diferenciado, peças de teatro, clube de ciências, olimpíadas do conhecimento, projetos itinerantes e outros. Todas as atividades são gratuitas e os cursos experimentais de curta duração e os estágios ainda oferecem ajuda de custo para os participantes.
Histórico
A Rede Nacional de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública surgiu na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), idealizada pelo professor Leopoldo de Meis, em 1985. Nesse ano, realizou-se o primeiro curso experimental de curta duração, com a participação de 35 alunos. Três anos mais tarde, foram selecionados os dois primeiros estagiários do programa, que já havia oferecido o curso a 175 alunos.
Em 1994, os cursos foram expandidos também a professores da rede pública e, em 1995, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se tornou a primeira parceira da UFRJ no programa. Em 1997, sob a coordenação do professor Paulo Arruda, a Unicamp passou a oferecer os cursos também em Campinas. Naquele ano, 413 alunos e 203 professores participaram das atividades do programa.
A partir de 2005, com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), iniciou-se um esforço para a ampliação do programa e outras universidades passaram a integrá-lo. Entre elas as universidades federais do Rio Grande do Sul, de Santa Maria, do Ceará, do Pará, de Pernambuco, de Minas Gerais, do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina. Hoje, 23 universidades públicas fazem parte do programa.
Até 2007, 7830 alunos e 3073 professores participaram dos cursos experimentais de curta duração e 346 alunos e 104 professores estagiaram em laboratórios. Para 2009, são planejados 37 cursos, com previsãatilde;atilde;atilde;o de atendimento de 1070 alunos e 480 professores. Além disso, estão previstas a produção de 13 DVD’s, uma variedade de material impresso (história em quadrinhos, livros, manuais), literatura de cordel, peças teatrais e outras atividades.
Universidades

Fiocruz Bahia - FIOCRUZ
Universidade de São Paulo - USP
Universidade Estadual de Campimas - UNICAMP
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Universidade Federal de Sergipe - UFS
Universidade Federal do Ceará - UFC
Universidade Federal do Pampa - UFP
Universidade Federal do Pará - UFPA
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

http://www.novostalentosredepublica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!