sexta-feira, 11 de junho de 2010

PROJETO TELA VERDE

O Projeto Tela Verde é uma ação do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, que tem como objetivo estimular a produção audiovisual independente sobre a temática ambiental.

São parte do Projeto Tela Verde ações como Mostra Nacional de Produções Audiovisuais Independentes com Temática Socioambiental - Circuito Tela Verde e o Edital de Curtas de Animação de um minuto - temática Mudanças Climáticas.

Circuito Tela Verde

O Circuito Tela Verde é uma Mostra de vídeos socioambientais que surgiu para atender à demanda por materiais audiovisuais para se trabalhar a Educação Ambiental.

O Circuito tem como objetivo promover a sensibilização e reflexão dos públicos sobre o meio em que vivem; levar filmes sobre a temática a setores excluídos dos circuitos dos festivais de vídeos ambientais, produções premiadas e/ou de reconhecida importância para conscientização socioambiental; e estimular a produção de materiais pelas próprias comunidades, sendo eles jovens, crianças e adultos, que conseguem olhar seu meio e traduzir, em processo educomunicativo, em linguagem de áudio e vídeo. Dessa forma, busca-se conscientizar as pessoas da importância de suas ações nos processos de gestão ambiental. A comunidade não só pode, como deve participar dos processos de gestão ambiental local.

Para 2010, o DEA trouxe uma novidade para o festival ao abrir à sociedade a oportunidade de ter seus vídeos veiculados na Mostra. Para isso, os interessados enviaram seus filmes e curtas até 30 de março. A idéia de abrir o festival para a participação da comunidade partiu do interesse do público da primeira edição em ter sua experiência compartilhada.

Escolas, redes de meio ambiente e educação ambiental, estruturas educadoras, sociedade civil organizada, comunidades e produtoras, podem encaminhar suas produções para o festival.

Estruturas educadoras como Salas Verdes, Pontos de Cultura, Coletivos Educadores, bem como redes como Rejuma, Com-Vidas, e escolas também podem participar orientando e encaminhando suas produções.

Para ampliar a participação social, são aceitos vídeos produzidos com os mais diversos equipamentos: filmadora, câmera de celular com boa resolução, câmera digital. A segunda edição da Mostra deverá acontecer na primeira semana de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!