
Essa forma da doença é transmitida através de agulhas contaminadas( muito comum entre os viciados em drogas), através de relações sexuais (muito comum entre homossexuais) e contato direto com sangue contaminado( principalmente em pessoas que trabalham em laboratórios ou em hospitais). Dos casos existentes, 10 a 20 % são devidos à transfusão de sangue contaminado pelo vírus da hepatite B. As pessoas infectadas podem ter um período de 1 a 6 meses entre a fase em que adquiriram o vírus e o aparecimento dos primeiros sintomas da doença. 10% dos pacientes desenvolvem hepatite cronica ativa, em que a pessoa apresenta fases de melhora e piora da doença, ou se tornam portadores crônicos da doença, ou seja, a pessoa não tem os sintomas de hepatite, mas continua espalhando o vírus para outras pessoas. A hepatite B pode ser evitada através do cuidado em não se administrar sangue contamindo em outras pessoas, evitando-se usar agulhas em mais de uma pessoa( de preferência usar sòmente agulhas descartáveis e dispensá-las após o uso) e tomando-se a vacina contra hepatite B, principalmente se a pessoa trabalhar em laboratórios ou hospitais, onde é mais fácil adquirir a doença. Aqui nos Estados Unidos, já estão sendo dadas as vacinas contra hepatite B rotineiramente, desde o nascimento, repetindo-se a segunda e terceira dose com intervalos de 2 meses entre elas. Também é aconselhável vacinar aqueles indivíduos que tiveram contato confirmado com uma pessoa portadora do vírus da hepatite B mas que ainda são soro-negativos e aquelas que estão fazendo hemodiálise. Também existe a imunoglobulina contra hepatite B que pode ser dada logo após uma pessoa ter sido contaminda pelo vírus da hepatite B, por exemplo, alguém que sem querer recebe uma picada com uma agulha infectada. Porém, a pessoa deve receber a imunoglobulina logo após o contato, senão não faz efeito.
VOCÊ ESTÁ CORRENDO O RISCO DE CONTRAIR A HEPATITE B?
Embora qualquer pessoa possa contrair o vírus da hepatite B, existem certos grupos que, devido a seu estilo de vida, apresentam maior probabilidade de se infectar. Por favor, use alguns minutos do seu tempo para responder às perguntas a seguir.
Se a resposta a uma ou mais perguntas for "sim" para você ou para alguém da sua família, você e/ou essa pessoa podem estar correndo o risco de contrair hepatite B.
- Você e/ou seu parceiro tiveram mais de um parceiro sexual nos últimos 6 meses?
- Você e/ou seu parceiro já contraíram doenças sexualmente transmissíveis (DST) repetidas vezes ou tiveram contato com pessoa que costuma ter doenças sexualmente transmissíveis?
- Você e/ou seu parceiro são homossexuais do sexo masculino ou são bissexuais?
- Você e/ou seu parceiro tiveram contato sexual com prostitutas?
- Você e/ou seu parceiro usaram drogas injetáveis ou tiveram contato sexual com usuários de drogas injetáveis?
- Algum membro da sua família está infectado com o vírus da hepatite B?
- Os Centros de Prevenção e Controle de Doenças identificaram diversas áreas onde a infecção por HBV é endêmica: África, China, República Dominicana, Haiti, Índia, México, Países do Oriente Médio, América do Sul, Sudeste Asiático e Indochina. Você planeja morar ou viajar para algumas das áreas relacionadas acima ou ter contato íntimo/sexual com alguém da população local?
- Você ou seus familiares nasceram ou viveram em alguma das áreas relacionadas acima?
AVALIE SEU GRAU DE RISCO
Além do risco de contrair uma infecção pelo HBV, se você respondeu "sim" a uma ou mais destas perguntas, você também estará correndo o risco de contrair infecção por HIV.HIV é o vírus que causa a AIDS.
Se você acredita que você e/ou sua família podem estar correndo risco de uma infecção por HBV, converse com seu médico. Ao contrário do que ocorre com a AIDS, existem vacinas para prevenir a hepatite B.
Pergunte a seu médico sobre os benefícios e os riscos da vacinação contra a hepatite B e se a vacina é apropriada para você.
Hepatite B. Você pode ajudar a preveni-la.
Tal como a AIDS, o HBV é comumente transmitido por meio de contato sexual.
COMO É TRANSMITIDA A HEPATITE B?
O HBV pode ser encontrado no sangue e em outros fluidos do corpo, incluindo sêmen, secreções vaginais e saliva.
A transmissão ocorre quando o sangue ou outros fluidos corpóreos infectados contaminam os olhos, a boca, ou penetram no organismo por meio de um corte na pele ou pelo contato sexual.
www.msd-brazil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!