terça-feira, 19 de maio de 2009

Hepatite A



Essa é a forma mais comum de hepatite. O virus é transmitido por via oral-fecal, ou seja, a pessoa pode adquirir a doença bebendo ou ingerindo alimentos contaminados pelo vírus. Normalmente, a pessoa passa por um período de 2 a 6 semanas sem saber que tem o vírus e só então é que começa a apresentar os sintomas da doença. É a forma mais benigna das hepatites, curando-se facilmente sem deixar sequelas. Raramente, a pessoa pode desenvolver uma doença chamada Hepatite fulminante, que é uma forma bem grave da doença. Não existe forma de se prevenir contra a doença, a não ser evitando-se de ingerir água ou alimentos que estão provadamente contaminados. Algumas pessoas que estão em contato com aquelas que já pegaram a doença, podem se beneficiar do uso de imunoglobulina contra hepatite A, prevenindo-as de contrair a doença, mas essa medida deve ser tomada bem precocemente, logo que a pessoa teve contato com a pessoa doente. O problema todo éque, durante a fase em que a pessoa ainda não sabe que tem a doença(período de incubação), a pessoa já está transmitindo o vírus pela fezes, contaminado os outros. Ela continua eliminando o vírus ainda por mais 1 a 2 semanas depois do aparecimento da icterícia.


Seguir estas medidas o ajudará a se proteger da hepatite A:


1.
Pergunte a seu médico sobre a vacina contra a hepatite A ou a injeção de imunoglobulina (IG):
• A vacinação contra a hepatite A proporciona proteção prolongada contra a doença
• Embora a IG, um produto derivado do sangue, contenha anticorpos (ou proteínas protetoras) contra o vírus da hepatite A, a proteção é por curto prazo (geralmente 2-5 meses). A vacina contra a hepatite A contém vírus “mortos” que não causam a hepatite, mas que estimulam o sistema imunológico do organismo a produzir anticorpos que ajudam a proteger contra o vírus. Quando estiver em áreas de risco moderado a alto para hepatite A:
2.
Evite tomar água não tratada de torneira ou tomar bebidas que contenham cubos de gelo feitos a partir dessa água. Ao beber água ou escovar os dentes, use apenas água engarrafada ou fervida.
3.
Beba apenas bebidas em lata ou engarrafadas.
4.
Evite comer frutas com casca, saladas, vegetais crus ou frutos do mar crus (por exemplo, mariscos, ostras e mexilhões). Estes alimentos podem estar contaminados pelo vírus da hepatite A, mesmo em restaurantes e hotéis elegantes e caros.
5.
Evite comer carne crua ou mal passada. Coma apenas carnes e peixes que tenham sido recente e exaustivamente cozidos e não requentados.
6.
Lave bem as mãos.


http://www.msd-brazil.com/msdbrazil/patients/sua_saude/infecciosas/hepatitea/hepatitea1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!