
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza. A gripe e o resfriado (em inglês) não são a mesma coisa, embora compartilhem muitos dos sintomas. O resfriado é provocado por outros vírus e tende a ter sintomas menos intensos que a gripe. Os resfriados também causam menos complicações que as gripes.
Quando o vírus da gripe entra no corpo, segue para o aparelho respiratório. Uma vez lá, ele se prende à superfície das células. Depois disso, o vírus se abre e libera suas informações genéticas (RNA) no núcleo da célula. O núcleo é o local onde as informações genéticas (DNA e RNA) são armazenadas. O vírus se duplica e assume as funções da célula. As cópias do vírus se movem para a membrana celular, até que a célula finalmente morra.
Os tecidos respiratórios incham e inflamam (a inflamação geralmente acaba em algumas semanas). Como o vírus se move através do aparelho respiratório e na corrente sanguínea, surgem os primeiros sintomas. O processo de reprodução continua por vários dias, até que o sistema imunológico comece a lutar contra o vírus.
Os sintomas da gripe podem incluir um ou mais dos itens citados abaixo:
- tosse
- espirro
- febre
- dores no corpo
- coriza e/ou congestão nasal
- fadiga
- pneumonia bacteriana
- desidratação
- problemas nos seios da face e infecções de ouvido (principalmente em crianças)
- piora de doenças preexistentes, como asma ou diabetes
A OMS mantém vigilância rigorosa e permanente sobre os surtos de gripe, pois formas muito diferentes e perigosas de vírus de gripe surgem esporadicamente, e, se forem identificadas rapidamente, há possibilidade de produzir vacinas e evitar uma pandemia.
ResponderExcluir