sábado, 13 de junho de 2009

Seres Abissais



Zona abissal, (ou planície abissal), é o termo de biologia marinha que se refere à região mais profunda dos oceanos, para além do talude continental, onde o leito oceânico situa-se a uma profundidade entre 4.000 e 6.000 metros, onde a luz do sol jamais incide, e a pressão chega a atingir 11000 psi.

Estas regiões representam apenas 3% dos oceanos, habitat onde vivem pouquíssimos seres vivos, em razão da pobreza de nutrientes e baixa temperatura. Nessas regiões é que se situam as fossas abissais que são regiões mais profundas ainda.

Os seres vivos que habitam este ecossistema chamam-se seres abissais e são dotados de adaptações especiais àquele ambiente. A ordem de peixes Lophiiformes é um exemplo de organismos abissais.


Polvo-dumbo: As estruturas semelhantes a orelhas teriam sido, no passado, tentáculos, modificados pela evolução da espécie. Elas auxiliam o polvo a nadar para cima e para baixo. Ele por ter até 1,5 metro de comprimento. habita regiões entre 300 a 5 000 metros de profundidade



WIKIPÉDIA e PLANETA SUSTENTÁVEL

4 comentários:

  1. Cara que medo disso
    me encolhi toda quando vi o video! mas ta legal, muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Noossa! A natureza realmente eh surpreendente!

    ResponderExcluir
  3. cara... muito sinistroo

    ResponderExcluir
  4. Legal, valeu pela ajuda, tirei 20 de 20 no trabalho de biologia.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!