quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SC: Juiz de Xanxerê determina suspensão de aulas por causa da Gripe A


Liminar prevê multa de R$ 50 mil por dia ao governo do estado caso as aulas sejam mantidas em Faxinal dos Guedes, Bom Jesus e Xanxerê. Sindicalista diz que muitas escolas podem suspender as aulas nos próximos dias, contrariando a decisão do governo.

Porto Alegre (RS) – O juiz da Primeira Vara da Comarca de Xanxerê, no Oeste do estado, Geolmir Roland Paul, determinou por meio de liminar a suspensão das aulas nas redes particular e estadual. A medida vale para as cidades de Xanxerê, Bom Jesus e Faxinal dos Guedes e se deve ao avanço da pandemia da Gripe A.

Geolmir argumenta que a rede municipal decidiu suspender as aulas por causa da doença. Nesse sentido, o juiz avalia que o estado deve tomar a mesma decisão.

“O motivo da decisão é pelo fato de o governo do estado não ter aderido a uma decisão tomada a nível municipal por autoridades de saúde e de educação que entenderam por bem suspender as aulas. Acabamos então concedendo a liminar pleiteada pelo Ministério Público, como uma ação civil pública, pedindo a suspensão das aulas por quinze dias. Caso o governo não acate essa determinação ele será multado em cinqüenta mil reais por dia”, afirma.

Silvestre Heerdt, diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação, diz que a decisão da Justiça de Xanxerê será acatada. No entanto, a Procuradoria Geral do Estado irá recorrer para que novas liminares não sejam emitidas impedindo a continuação das aulas em outras regiões. Silvestre não acha que seja necessário interromper o ano letivo por causa da gripe A.

“A suspensão das aulas seria inócuo. Em que adianta suspender as aulas por uma ou duas ou até meses se teremos que conviver com essa gripe por algum tempo. Quem é que disse que suspendendo as aulas os alunos estão protegidos? Muitos alunos ficam em casa sozinhos sem os pais que estão trabalhando. Na escola, ao menos eles estão sob os olhares dos professores. Então nós achamos que a melhor atitude é não suspender as aulas”, diz.

A decisão do governo revoltou alguns professores. Rossano Sczip, diretor de assuntos previdenciários do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE-SC), diz que muitas escolas podem suspender as aulas nos próximos dias, contrariando a decisão do governo.

“O governador Luiz Henrique está tomando uma decisão arriscada. Se o crescimento da gripe continuar, como vem ocorrendo, o governador será um dos responsáveis por isso. Já existem várias escolas no estado que estão tomando a iniciativa própria de parar. Temos escolas em Laguna e em Biguaçu que, mesmo que o governo não autorize a suspensão das aulas, vão parar”, enfatiza.

De acordo com Secretaria de da Saúde de Santa Catarina, atualmente o estado tem 121 casos confirmados, 620 em investigação e cinco óbitos causados pela Gripe A.

Chasque

2 comentários:

  1. Morreu um professor em Concórdia de gripe A, e na pagina da SED, não dizem do que ele morreu. Temos um governo de avestruz, escondem a cabeça, e fazem de conta que vivem na Suíça.

    ResponderExcluir
  2. Professores realmente são uma classe que esta exposta, ou a gripe A ou um pai batendo.

    ResponderExcluir

Sua participação é importante. Deixe aqui o seu comentário!